Mogi das Cruzes Agosto Verde
Mogi das Cruzes inicia programa Cria na Paz em escolas e creches municipais
O programa “Pé de Infância – Cria na Paz, Respira e Conta até 5”, que será implementado em 63 escolas e creches municipais e subvencionadas.
22/08/2025 14h16
Por: Redação
O programa também envia mensagens às famílias, realiza atividades nas escolas e promove formações para educadores.

 

Ação faz parte do Agosto Verde, mês dedicado à Primeira Infância

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta segunda-feira (18/08) o programa “Pé de Infância – Cria na Paz, Respira e Conta até 5”, que será implementado em 63 escolas e creches municipais e subvencionadas. A iniciativa integra a programação do Agosto Verde, mês dedicado à Primeira Infância, e é coordenada pela Coordenadoria Especial da Primeira Infância, em parceria com a Fundação Van Leer, por meio da Urban95, com apoio do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria Municipal de Educação.

Educar para a paz é investir no futuro

Para a prefeita Mara Bertaiolli, o programa representa mais um avanço no cuidado com a infância.

“Educar para a paz é investir no futuro das nossas crianças. O programa fortalece vínculos, valoriza a escuta e promove um ambiente de respeito e afeto desde os primeiros anos de vida. Essa é uma construção coletiva que envolve famílias, educadores e poder público”, destacou a prefeita.

Objetivos e estratégias

A proposta incentiva educadores e famílias a adotarem atitudes simples, como dialogar e resolver conflitos de forma respeitosa, evitando reações impulsivas. O trabalho se baseia em estratégias de educação não violenta e cultura de paz, estimulando autorregulação emocional, escuta ativa e vínculos afetivos sólidos.

Primeiros resultados

A coordenadora pedagógica da EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapety, Adriana Inácio Yanaguita, já observa impactos positivos.

“Percebemos uma mudança na postura dos profissionais, que passaram a lidar com as crianças de forma mais carinhosa e pacífica. Também notamos transformações nos pais, que já demonstram atitudes mais respeitosas com os filhos. É um trabalho que começa no ambiente escolar, mas tem potencial de alcançar as famílias e toda a comunidade”, contou.

No Colégio Hermom, no bairro Taboão, o coordenador pedagógico Lucas Aparecido de Almeida Ferreira destacou a aproximação entre escola e famílias.

“Durante muito tempo tivemos dificuldades em construir essa parceria, mas o Cria na Paz fez essa ponte entre responsáveis e escola. A partir das mensagens e encontros, conseguimos trazer os pais para dentro da escola, participar de atividades e brincar com as crianças. Isso mostrou que educar é uma construção conjunta”, explicou.

Formações e apoio técnico

O programa também envia mensagens às famílias, realiza atividades nas escolas e promove formações para educadores. Na última semana, a professora Vasti Marques, da Fundação Van Leer, esteve em Mogi das Cruzes para alinhar os detalhes da implantação junto à Coordenadoria da Primeira Infância e ao Deped da Secretaria de Educação. Além de reuniões de planejamento, ela visitou creches subvencionadas e ofereceu orientações práticas às equipes.

Compromisso com a primeira infância

O coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, ressaltou o papel do programa na consolidação de políticas voltadas ao desenvolvimento integral.

“Acreditamos que investir na primeira infância é investir no futuro da cidade. O Cria na Paz oferece às crianças, famílias e educadores ferramentas simples, mas muito poderosas, para lidar com os desafios do dia a dia de forma respeitosa e construtiva. É uma semente de transformação que começa agora e certamente dará frutos para toda a sociedade”, afirmou.