Mogi das Cruzes Estiagem
Mogi das Cruzes inicia elaboração de plano para enfrentar período de estiagem
Defesa Civil reúne órgãos municipais e estaduais para definir estratégias de prevenção a queimadas, incêndios florestais e escassez de água
25/06/2026 10h51
Por: Redação

O Sistema de Proteção e Defesa Civil de Mogi das Cruzes deu início à elaboração do Plano de Contingência para Estiagem (Placon), documento que vai orientar as ações de prevenção e resposta durante o período de seca no município. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (24), no Centro de Operações Integradas (COI), com a participação de representantes de diversos órgãos municipais e estaduais.

Durante o encontro, foram discutidas medidas para reduzir os impactos causados pela falta de chuvas, além da definição de protocolos de atuação e do fluxo de acionamento entre os órgãos envolvidos. Entre as principais preocupações estão o aumento dos casos de queimadas, incêndios florestais e a necessidade de reforçar o uso consciente da água pela população.

Segundo o gestor da Defesa Civil de Mogi das Cruzes, Marcos Vicente de Paulo, o plano será fundamental para garantir respostas mais rápidas e eficientes em situações de emergência. Ele destacou que o documento permitirá uma atuação integrada entre os setores responsáveis, otimizando recursos e ampliando a capacidade de atendimento à população.

A Defesa Civil também acompanha os possíveis efeitos do fenômeno climático Super El Niño, que pode provocar alterações no regime de chuvas e favorecer a ocorrência de ondas de calor durante o segundo semestre deste ano.

Como parte da preparação para o período de estiagem, representantes do município participaram, em abril, do treinamento da Operação SP Sem Fogo, promovida pela Defesa Civil do Estado. Ao final da capacitação, Mogi recebeu um kit com equipamentos para prevenção e combate a incêndios, incluindo abafadores, bombas costais, enxadões, lanternas, luvas e facões.

Participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Segurança, Agricultura e Segurança Alimentar, Clima e Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Zeladoria, Habitação, Esportes, Assistência Social e Mobilidade Urbana, além da Guarda Civil Municipal, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Fundação Florestal, DER e Instituto Ecofuturo.

A Defesa Civil reforça que a população também tem papel importante na prevenção. A orientação é para que moradores não utilizem fogo para limpeza de terrenos, evitem descartar cigarros acesos e materiais inflamáveis em áreas com vegetação seca e adotem medidas de economia de água durante os meses mais secos do ano.

Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Os serviços funcionam 24 horas por dia e as ligações são gratuitas.