O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Suzano, realizou nesta segunda-feira (22) a formatura de 69 alunas do curso “Gestora de Microempresa”. A iniciativa teve como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e preparar as participantes para administrar ou criar seus próprios negócios.
Com duração de três meses, a capacitação foi realizada nas dependências do Saspe, no centro de Suzano, e contou com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. As aulas foram ministradas pelo professor Clayton de Oliveira, do IFSP, garantindo maior flexibilidade para que mais mulheres pudessem participar da formação.
Durante o curso, as alunas tiveram acesso a conteúdos voltados para marketing, planejamento estratégico, organização financeira, gestão empresarial e empreendedorismo. Os temas foram desenvolvidos para auxiliar tanto quem deseja iniciar uma atividade comercial quanto aquelas que já possuem um negócio e buscam aprimorar seus conhecimentos.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Suzano, Déborah Raffoul Ishi, destacou a importância da qualificação profissional como ferramenta de transformação social e econômica.
“Quando oferecemos capacitação, também oferecemos novas perspectivas. Muitas mulheres chegam ao curso com sonhos e vontade de empreender, mas precisam de orientação para transformar essas ideias em oportunidades reais de geração de renda. Essa parceria com o IFSP fortalece o trabalho do Saspe e demonstra o compromisso da administração municipal com a independência e o crescimento profissional das mulheres”, afirmou.
A cerimônia de formatura contou ainda com a presença do vice-prefeito Said Raful, do secretário municipal de Governo, Alex Santos, do presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama, do diretor do IFSP Suzano, Eugênio Zampini, e do professor Clayton de Oliveira.