Estudantes do curso de Guia Especializado em Atrativo Turístico Cultural do Senac Guarulhos Faccini visitaram, nesta terça-feira (23), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes. A atividade integrou o programa “Semae de Portas Abertas” e teve como foco a valorização da história, da cultura e da infraestrutura que garantem o abastecimento de água no município.
O interesse do grupo surgiu após a leitura de relatos históricos sobre a antiga “Biquinha”, localizada na Rua São João. Durante décadas, o local serviu como ponto de acesso à água para moradores da cidade, especialmente para atividades domésticas, como a lavagem de roupas.
Durante a visita, os alunos conheceram todas as etapas do tratamento da água captada no Rio Tietê até sua transformação em água potável. A experiência também permitiu compreender a evolução do sistema de abastecimento de Mogi das Cruzes, desde os primeiros reservatórios instalados na Serra do Itapeti até a criação do Semae, em 1966.
Segundo os estudantes, a atividade contribuiu para a elaboração de roteiros turísticos que valorizem a memória e a identidade local. A professora de Turismo e Hospitalidade, Raquel Medeiros Lopez, destacou que o objetivo é mostrar como diferentes espaços podem ser ressignificados e transformados em atrativos culturais.
A visita foi acompanhada por servidores e estagiários da autarquia, que apresentaram os equipamentos e os processos operacionais da estação. O programa “Semae de Portas Abertas” continua disponível para escolas e grupos interessados em conhecer de perto o funcionamento do sistema de abastecimento de água da cidade.
As visitas são realizadas às terças e quintas-feiras, mediante agendamento prévio junto ao Semae.