Geral São Paulo
Bom Prato Inverno: 64 unidades terão caldos quentes no jantar a partir desta segunda (22)
Ação está em sua segunda edição e visa proporcionar mais acolhimento e conforto à população em situação de vulnerabilidade durante os dias mais frios
22/06/2026 16h06
Por: Redação Fonte: Secom SP

Em resposta às baixas temperaturas do inverno paulista, o Programa Bom Prato vai se mobilizar para auxiliar no enfrentamento do frio do jeito que só o maior programa de combate à fome do Estado de São Paulo consegue: com refeições quentinhas e acolhimento. A partir desta segunda-feira (22), as 64 unidades do Bom Prato que contam com o serviço de jantar vão servir caldos nutritivos aos frequentadores.

Criada nesta gestão, a ação integra a Operação Inverno, que ocorre até 22 de setembro. O Bom Prato Inverno tem como objetivo auxiliar a população em situação de vulnerabilidade social nos dias mais frios do ano. Para isso, as unidades vão complementar os jantares com caldos quentes, que contribuem para o aquecimento corporal, a hidratação e uma nutrição equilibrada.

LEIA TAMBÉM Transportes Metropolitanos de SP recebem doações para Campanha do Agasalho 2026

Compreendendo que o acolhimento vai além de refeições quentes, os restaurantes populares da rede estarão de portas abertas, prontos para receber os frequentadores em seus salões, equipados para proporcionar um local digno, bem-estar e conforto térmico durante os dias de frio mais intenso.

“Nos dias mais frios, nosso compromisso vai além de garantir a segurança alimentar; queremos oferecer acolhimento e dignidade para quem mais precisa. Com o Bom Prato Inverno, reforçamos esse cuidado ao disponibilizar refeições quentes e nutritivas, contribuindo para o bem-estar da população em situação de vulnerabilidade em todo o Estado”, afirma a diretora Rita Dalmaso, da Diretoria de Combate à Fome (DICOF).

LEIA TAMBÉM: Caravana 3D: Com formatura de 1,3 mil alunos na Baixada Santista, Caminho da Capacitação alcança todas as regiões paulistas

Na primeira edição da ação, em 2025, a adesão positiva dos frequentadores resultou em mais de 1,1 milhão de caldos servidos. O alcance reflete o compromisso do Estado de São Paulo no combate à fome no território paulista e na execução de uma política pública estruturada e eficaz como o Bom Prato.

Confira a relação das unidades que vão contar com os caldos

Avanço na segurança alimentar

Atualmente, o programa conta com 71 unidades fixas, quatro refeitórios e 48 caminhões que atendem a 53 pontos de atendimento do Bom Prato Móvel, totalizando 128 localidades em 42 municípios. Somente nesta gestão, foram entregues 26 novas unidades, sendo 22 caminhões do BPM e quatro refeitórios.

A alimentação oferecida no Bom Prato é subsidiada pelo Governo do Estado de São Paulo, aumentando a oferta de comida acessível e nutritiva à comunidade. As refeições são balanceadas e oferecem, além do arroz e do feijão, uma guarnição, uma proteína e uma fruta, ao preço simbólico de R$ 1,00.

Em alguns pontos de atendimento também são servidos o jantar (ao mesmo preço do almoço), e o café da manhã, oferecido por R$ 0,50. Os pontos de atendimento podem ser consultados na página do programa, no link: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/sec_desenvolv_social/programas%20estaduais/bom%20prato