Suzano Amigo da Juventude
Suzano conquista certificação inédita de ‘Município Amigo da Juventude’
Reconhecimento estadual destaca políticas públicas voltadas à inclusão, qualificação e ampliação de oportunidades para adolescentes e jovens da cidade
22/06/2026 09h13
Por: Redação

A cidade de Suzano recebeu pela primeira vez o certificado de “Município Amigo da Juventude”, reconhecimento concedido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Coordenadoria de Políticas para a Juventude. A entrega ocorreu durante a 9ª edição do Conexidades, realizada em Campos do Jordão, e destacou as ações desenvolvidas pelo município em benefício dos adolescentes e jovens.

A certificação reconhece cidades que investem em projetos, programas e iniciativas voltadas à inclusão social, cidadania, qualificação profissional, participação popular e criação de oportunidades para a juventude. A conquista reforça o compromisso de Suzano com o desenvolvimento de políticas públicas que atendam às necessidades desse público.

Entre as ações que contribuíram para o reconhecimento estão programas como o Passe Livre Estudantil, o Ser Jovem, o Pré-Vestibular Municipal, o Conexão Jovem, o Juventude Solidária, o Juventude Legal, a Guarda Mirim, além da oferta de vagas de estágio e atividades esportivas e culturais. Outro destaque foi a criação do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), ampliando a participação dos jovens nas discussões sobre políticas públicas da cidade.

O presidente do Comjuve, André Bom Fim, destacou que a certificação representa o resultado de um trabalho construído ao longo dos últimos anos. Segundo ele, o reconhecimento demonstra o impacto positivo das iniciativas voltadas à juventude e fortalece o compromisso de continuar ampliando oportunidades para os jovens suzanenses.

O secretário municipal de Governo, Alex Santos, ressaltou que a conquista reforça o empenho da administração municipal em promover inclusão, participação social e desenvolvimento para a juventude, por meio de programas que dialogam diretamente com as demandas dos jovens.

Já o prefeito Pedro Ishi afirmou que a certificação inédita é motivo de orgulho para o município e representa o reconhecimento de políticas públicas que têm contribuído para abrir novos caminhos para adolescentes e jovens. Segundo ele, a Prefeitura seguirá investindo em ações que fortaleçam a participação da juventude e ampliem as oportunidades para o futuro.