A tradicional Festa do Yakisoba do Templo Nambei Honganji, realizada na rua Ipês, na Vila Amorim, recebeu o selo de certificação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) por preservar a receita original do prato que se tornou símbolo da cultura japonesa em Suzano.
A entrega oficial do reconhecimento ocorreu no último sábado (16/05), durante a abertura da 32ª edição do evento, com a participação do prefeito Pedro Ishi.
Também estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Déborah Raffoul Ishi; o vice-prefeito Said Raful; o secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione; o secretário de Meio Ambiente, André Chiang; o presidente do Compac, Pedro Cardoso; o vice-presidente do conselho, Renan de Lima; o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Cristiano Homan; além do presidente e monge do Templo Central Nambei Honganji, Kanyu Kawakami.
Com a certificação concedida pelo Compac, o yakisoba do Templo Nambei Honganji passa oficialmente a integrar a lista de pratos reconhecidos como patrimônios culturais de Suzano. Atualmente, o conselho soma oito homenagens voltadas à preservação das tradições gastronômicas e culturais da cidade.
Além do selo entregue ao prato tradicional, o Compac também concedeu certificados de “Mestre do Saber” para oito pessoas responsáveis pelo preparo do yakisoba e pela manutenção da receita original ao longo das décadas.
A valorização do yakisoba como símbolo da identidade cultural suzanense foi consolidada em 27 de março de 2025, quando o prato foi oficialmente tombado como o primeiro patrimônio imaterial de Suzano.
A decisão ocorreu durante reunião realizada no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi e marcou um momento histórico para a preservação da herança japonesa no município.
O presidente do Compac, Pedro Cardoso, ressaltou a importância da certificação para a preservação das tradições culturais da cidade.
“O selo representa não apenas a valorização da receita tradicional do yakisoba, mas também o reconhecimento das pessoas que mantêm viva essa herança cultural. Suzano possui uma forte ligação com a cultura japonesa, e preservar essas manifestações é preservar parte da identidade da nossa cidade”, afirmou.
O prefeito Pedro Ishi destacou que o reconhecimento fortalece a história do município e mantém viva a tradição da comunidade japonesa em Suzano.
“O selo entregue pelo Compac representa o reconhecimento de uma tradição de décadas e faz parte da identidade cultural de Suzano. Valorizar iniciativas como esta é também fortalecer a nossa história, preservar as raízes da comunidade japonesa e incentivar que esse patrimônio cultural continue sendo transmitido às futuras gerações”, declarou.