Quem pretende concorrer a uma vaga na USP em 2026 já pode obter informações sobre a Universidade, seus cursos e formas de ingresso consultando o Guia de Carreiras do Vestibular 2026 , produzido pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). A publicação está disponível para download gratuito no formato PDF e no formato on-line dinâmico (pelo site da Fuvest ), e busca apoiar o estudante no primeiro passo do vestibular: a escolha da carreira.
Ao acessar o guia, o vestibulando fica sabendo das possibilidades de acesso à Universidade (vestibular, Enem USP e Provão Paulista Seriado), conhece os sete campi da USP, distribuídos pelo Estado de São Paulo – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo –, com suas faculdades, e também seus museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços, além de saber mais sobre as provas da 1ª e da 2ª fase do vestibular.
Ao todo, a publicação apresenta 74 carreiras divididas em Ciências Biológicas (20 carreiras), Biológicas/Exatas (uma carreira), Exatas (22 carreiras) e Humanas (31 carreiras) e seus respectivos cursos, além de três carreiras de treinamento dedicadas a pessoas que não tenham terminado, nem vão terminar, o ensino médio ou equivalente no ano letivo de 2025, ou que não tenham curso superior e reconhecido concluído, para que possam se familiarizar com as provas do vestibular, lembrando que são vagas de simulações sem direito a matrículas.
O Guia de Carreiras faz parte do conjunto de guias da instituição, que, a cada etapa da preparação para o vestibular 2026, disponibilizará uma publicação on-line customizada com informações para auxiliar o candidato. Além do Guia de Carreiras, serão lançados ainda neste mês o Guia de Jornada e o Guia de Provas, que apresentam, respectivamente, as etapas da inscrição até a matrícula e as informações sobre como se preparar para as provas. Lançado em maio, o Guia de Inclusão pode ser acessado neste link.
Na seleção pelo vestibular 2026, são oferecidas pela USP 8.147 vagas, das quais 4.888 são reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP); e 1.206 para pessoas egressas de escolas públicas autodeclaradas negras, de cor preta ou parda e indígenas (EP/PPI).
O diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, destaca que os vestibulandos devem ter atenção às mudanças implementadas no vestibular deste ano: as provas compostas de questões que conectam conhecimentos de diferentes áreas; a lista de leituras obrigatórias formada somente por mulheres autoras de língua portuguesa; e a possibilidade de o candidato escolher uma entre duas propostas de redação: a primeira, sempre de natureza dissertativo-argumentativa e a segunda, de natureza narrativa.
.