Geral São Paulo
Surf Para Todos encerra temporada com mais de 10 mil atendimentos
Programa ofereceu aulas gratuitas de surf no litoral paulista
21/02/2026 16h20
Por: Redação Fonte: Secom SP

Democratizar a prática do surf. Foi com esse mote que o Surf Para Todos, programa realizado pela Secretaria de Esportes do Estado de SP em parceria com a Associação Brasileira da Indústria e dos Esportes com Pranchas (Abiep), encerrou suas atividades no último domingo (15), na praia do Guaecá, em São Sebastião.

Em 11 meses, o programa fincou a prancha em cinco praias do litoral paulista, oferecendo aulas teóricas e práticas da modalidade de forma gratuita, para interessados com idade a partir dos 6 anos. Neste período, 10.392 pessoas foram atendidas e beneficiadas diretamente pela iniciativa.

“O Surf Para Todos cumpriu com o seu maior propósito, que era democratizar o surf, levar o esporte para pessoas das mais diferentes faixas etárias, muitas delas com acesso restrito ao mar ou a uma prancha”, diz a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.

O programa teve início nas águas da praia de Boracéia, em março de 2025. Na sequência, fez escala nas praias de Juquehy, Camburi, Maresias e Guaecá. A etapa com maior adesão de público foi a de Guaecá, com 2.911 atendimentos.

Além das atividades com a prancha, o Surf Para Todos formatou um estudo sobre o impacto do surf na saúde mental dos alunos, que resultará em um banco de dados com informações sobre a conexão entre o esporte e o bem-estar dos seus praticantes. Mais de 3 mil pessoas foram entrevistadas online e presencialmente por uma equipe de especialistas em psicologia do esporte.

“Nossa meta foi amplamente atingida. O programa teve adesão e gerou impacto social. Tivemos a ousada e pioneira ideia de medir a interferência do surf no bem estar-mental físico e mental do praticante. Agora temos uma primeira amostragem de um método que pode ser aplicado nas escolas e instituições”, destaca Romeu Andreatta, presidente da Abiep.