Geral São Paulo
SP Por Todas: Governo de São Paulo leva proteção às mulheres ao Sambódromo
Com público de 350 mil pessoas no Anhembi e mais 16,5 milhões nas ruas, Governo do Estado leva segurança e acolhimento para as mulheres em SP
13/02/2026 16h38
Por: Redação Fonte: Secom SP

A Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado de São Paulo reforça a segurança das mulheres com a presença do Ônibus SP Por Todas durante o Carnaval na capital paulista, além de uma série de ações articuladas para a proteção das mulheres. A unidade móvel ficará estacionada no Sambódromo do Anhembi nesta sexta (13) e sábado (14), no portão 13, das 19h às 5h, oferecendo acolhimento, orientação e encaminhamento para mulheres que precisem de apoio durante a festa. Além disso, mulheres vítimas de qualquer tipo de violência podem contar com atendimento especializado e imediato da DDM Móvel.

Para a abertura dos desfiles das escolas, uma faixa do movimento SP Por Todas irá desfilar por toda a avenida levando a mensagem de acolhimento e segurança para todas as mulheres. Uma ação realizada em parceria com a Prefeitura do município de São Paulo, via Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, a faixa faz parte de uma sequência de mensagens orientativas de proteção às mulheres.

“Carnaval é momento de festa, mas isso não significa que tudo é permitido. Respeito é fundamental, e nenhuma mulher deve ser alvo de assédio ou qualquer forma de violência. Nosso compromisso é oferecer acolhimento e agir prontamente sempre que houver necessidade”, destaca a secretária de Políticas para a Mulher, Dra. Adriana Liporoni.

Carnaval de rua

As ações de conscientização e divulgação do movimento começaram no pré-carnaval. Equipes da secretaria estão passeando pelos blocos de rua da capital levando a bandeira SP Por Todas e trazendo mensagens de conscientização, combate ao assédio sexual e proteção à mulher, além de incentivando ao uso do app Mulher Segura com atividades de distribuição de adesivos e panfletos do protocolo Não se cale.

“Em ambientes de grande aglomeração, como desfiles e blocos, a presença do ônibus é estratégica para a prevenção e o enfrentamento da violência contra mulheres: além de oferecer atendimento imediato, o equipamento aumenta a visibilidade do tema, facilita encaminhamentos e atua de forma educativa, sinalizando que o Estado está presente e atento onde a festa acontece”, complementa Liporoni.

Proteção à mulher e investigação qualificada

A Polícia Civil concentra esforços no atendimento à população, proteção e atendimento humanizado às vítimas de violência, além de ações preventivas e investigação qualificada.

Entre os dias 13 e 15, a unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) estará instalada no Sambódromo para garantir atendimento especializado e imediato para as mulheres vítimas de qualquer violência. Ela funciona como um ponto de atendimento primário, com equipes preparadas para ouvir as vítimas, registrar ocorrências e encaminhá-las, quando necessário, a uma delegacia física ou a outros serviços, como o Instituto Médico Legal (IML).

Ônibus SP por Todas

O Ônibus SP Por Todas atua como porta de entrada para atendimento humanizado: oferece informação sobre direitos, suporte psicossocial, orientação jurídica e encaminhamentos para a rede de proteção – incluindo serviços de saúde, assistência social e delegacias especializadas – garantindo resposta rápida e acolhimento.

São Paulo por Todas

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres e fortalecer a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira. Entre as soluções estão o aplicativo SP Mulher Segura, que conecta a mulher diretamente à polícia em casos de risco, além da ampliação de serviços especializados em todo o estado.

Serviço

Ônibus SP Por Todas no Sambódromo do Anhembi
Datas: 13 e 14 de fevereiro
Horário: 19h às 05h
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP – Portão 13