O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) flagrou uma van escolar atuando de forma irregular nas proximidades de uma escola municipal, no bairro Belenzinho, na zona leste da capital. A ação de quinta-feira (12) foi motivada por denúncia recebida pela Ouvidoria do Detran-SP. A equipe de fiscalização abordou o veículo logo após o desembarque dos alunos.
A operação contou com apoio da Polícia Militar e da SPTrans. Foram constatadas irregularidades como a ausência de autorização para transporte escolar, defeito no sistema de iluminação, falta de equipamento obrigatório (tacógrafo) e inexistência de inspeção semestral obrigatória. Diante das infrações, o condutor foi autuado e o veículo removido ao pátio, interrompendo imediatamente a atividade e eliminando risco à segurança dos estudantes.
Aumento na fiscalização
Em 2025, o Detran-SP realizou cinco vezes mais Operações de Transporte Escolar Seguro (OTES): 851 ações em todo o estado, ante 162 no ano passado. Ao todo, foram checados 5.000 veículos, contra 991 em 2024. As equipes verificam documentos e autorizações do veículo e do condutor, a realização das vistorias semestrais obrigatórias e a regularidade dos cursos exigidos para a atividade.
Também são checadas as condições gerais de conservação e os itens indispensáveis à segurança dos estudantes, como sistema de freios e iluminação, pneus, cintos de segurança, faixas refletivas, tacógrafo e demais equipamentos obrigatórios previstos no Código de Trânsito Brasileiro. A principal infração registrada nas operações foi a condução de veículo escolar sem autorização específica, o que reforça a importância da fiscalização para prevenir riscos e proteger alunos e famílias.
Denúncias podem ser enviadas à Ouvidoria do Detran-SP e ao FalaSP , do Governo de SP.