O governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama Cristiane Freitas lançaram nesta quinta-feira (12), no Palácio dos Bandeirantes, a 1ª Feira de Empregos do Fundo Social de São Paulo. A iniciativa ofereceu mais de 2 mil oportunidades reunidas em programas estaduais e no setor privado aos alunos capacitados pelo Fundo Social.
A feira foi promovida durante a formatura de 2,2 mil alunos atendidos gratuitamente pelos programas de capacitação do Fundo Social. Os cursos são oferecidos pelo programa itinerante Caminho da Capacitação e pelas Escolas de Qualificação Profissional.
“O caminho da capacitação é o caminho que eu e a Cristiane também acreditamos. É o caminho que estabelece uma ponte para a prosperidade e para as vocações. Aqui tem muita gente vocacionada, gente que está descobrindo sua vocação, e eu tenho certeza que vai prosperar, trabalhar e produzir seus frutos”, disse o governador.
A Feira de Empregos reuniu serviços e oportunidades de programas como SuperAção SP, Trampolim – que inclui mais de 1,8 mil vagas oferecidas pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) –, Banco do Povo e Empreendedor Artesão, além de estandes do setor privado, com destaque para os segmentos de beleza e bem-estar.
As iniciativas estaduais viabilizam acesso a linhas de crédito produtivo, orientações profissionais, alternativas de geração de renda e 2.015 vagas para o mercado de trabalho, além das oportunidades oferecidas pelas empresas participantes.
Para Cristiane Freitas, a iniciativa representa um passo a mais nas políticas de qualificação ao reunir, em um mesmo espaço, formação e acesso a oportunidades. Assim, o Estado ajuda a garantir que os certificados se transformem em oportunidades concretas para os alunos no mundo do trabalho.
“Nós temos muitos projetos no Fundo Social, mas o carro-chefe é a capacitação. Hoje nós tivemos nossa primeira Feira de Empregos porque a gente tenta fazer não só os cursos de qualificação, mas também abrir a porta da empregabilidade. Cada um de vocês é capaz de chegar aonde vocês quiserem e desejo a cada um sucesso e prosperidade”, afirmou a primeira-dama.
A formatura reuniu alunos e professores de nove Praças da Cidadania, seis Centros de Integração da Cidadania (CICs) e das carretas-escola que percorreram 30 municípios da Grande São Paulo e regiões do entorno levando inclusão social e novas oportunidades de renda.
Nesta iniciativa, o Fundo Social oferece cursos gratuitos que ampliam a autonomia e geram renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. As aulas acontecem nas Praças da Cidadania, Centros de Integração da Cidadania e entidades conveniadas.
As Escolas de Qualificação Profissional funcionam na capital e em municípios parceiros. As modalidades incluem Moda, Beleza, Gastronomia, Informática, Construção Civil e Administração, com duração de uma a quatro semanas. Em 2025, mais de 1,2 mil pessoas já foram certificadas, ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Com carretas adaptadas como salas de aula itinerantes, o Fundo Social leva formação profissional a diferentes regiões do estado. Integrado ao SuperAção SP, o Caminho da Capacitação é uma das iniciativas do Governo do Estado para retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026, já percorreu 194 municípios e qualificou mais de 8,7 mil pessoas.
Todos os cursos das Escolas de Qualificação Profissional e do Caminho da Capacitação oferecem certificação oficial. As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível em www.cursofussp.sp.gov.br.