Em menos de 24 horas de atuação, a empresa Troupe Brasil Ltda., contratada emergencialmente pela Prefeitura de Suzano, recolheu aproximadamente 650 toneladas de lixo em diversos bairros da cidade. O volume é mais do que o dobro da média diária registrada pela concessionária anterior, que era de cerca de 300 toneladas.
Até as 18 horas desta quarta-feira (11/02), foram realizadas 54 viagens pelos caminhões da nova empresa. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, com o objetivo de normalizar o serviço e reduzir o acúmulo de resíduos.
Além da coleta domiciliar, também foi executada a limpeza das feiras livres da Vila Amorim e do Residencial Nova América. O planejamento priorizou os pontos com maior concentração de lixo acumulado, e as equipes atuaram de forma ininterrupta desde a noite de terça-feira.
A administração municipal informou que, devido ao grande volume de resíduos, caso não seja possível concluir integralmente determinado bairro no mesmo dia, a coleta terá continuidade no dia seguinte, garantindo atendimento a todas as vias.
As ações estão amparadas pelo contrato emergencial nº 014/2026, firmado após a paralisação da empresa anterior e a decretação de estado de calamidade ambiental e sanitária no município, motivada pelo não cumprimento do Termo de Concessão nº 177/2022.
O contrato prevê, além da coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares, a varrição manual de vias e logradouros públicos, limpeza de praças, calçadões e feiras livres, além de equipe padrão para limpeza de bueiros, conservação de áreas verdes e apoio em casos de enchentes.
O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, destacou que a prefeitura acompanha de perto a retomada dos serviços. “As equipes estão trabalhando diuturnamente para regularizar a situação na cidade o quanto antes”, afirmou.
Já o prefeito Pedro Ishi ressaltou que a normalização da coleta é prioridade. “Empenhamos todos os esforços para garantir a contratação emergencial e colocar os equipamentos e funcionários nas ruas o mais rápido possível. Seguiremos até que todo o serviço esteja plenamente restabelecido”, concluiu.