Mogi das Cruzes Urbanização
Prefeita recebe representante do governo federal e solicita moradias e urbanização na Vila Estação
Projeto parado desde 2015 prevê construção de moradias populares e obras de urbanização para atender cerca de 750 famílias
09/02/2026 09h43
Por: Redação

A prefeita Mara Bertaiolli recebeu, na manhã desta quinta-feira (05/02), a gerente de Assuntos Federativos da Presidência da República, Heluiza Regina Soares da Silva. Durante o encontro, a chefe do Executivo Municipal solicitou apoio do governo federal para a retomada de um projeto do programa Minha Casa, Minha Vida voltado à urbanização da Vila Estação.

A iniciativa contempla a execução de infraestrutura, trabalho técnico social, regularização fundiária e a construção de 164 unidades habitacionais. A Vila Estação abriga cerca de 750 famílias e necessita de um processo completo de reurbanização para garantir melhores condições de moradia e qualidade de vida.

A representante do governo federal esteve em Mogi das Cruzes para cumprir agenda do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e, a convite do vereador Iduigues Ferreira Martins, participou da reunião com a prefeita.

Durante o encontro, a prefeita destacou a importância do diálogo institucional para a retomada do projeto. Heluiza Regina Soares da Silva orientou a administração municipal quanto aos protocolos necessários e recebeu um ofício assinado pela prefeita, formalizando o pedido de apoio do município.

O projeto integra o Termo de Compromisso nº 0352.645-22/2011, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), aprovado em 2011. As obras foram iniciadas em 2013, com investimento estimado em R$ 9,38 milhões, mas acabaram paralisadas definitivamente em 2015 devido a atrasos no repasse de recursos federais.

Mesmo com a paralisação das obras, o município deu continuidade ao processo de regularização fundiária na Vila Estação, com matrículas abertas e títulos já entregues a moradores. A Prefeitura aguarda agora novas definições do governo federal para a retomada do empreendimento.

O condomínio habitacional será destinado a famílias que vivem em áreas de risco ou não edificáveis e será construído em área próxima à Vila Estação, permitindo a manutenção dos vínculos comunitários. A retomada do projeto possibilitará a urbanização integral do núcleo, incluindo redes de esgoto, drenagem, pavimentação e a construção de equipamentos públicos.

Também participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Habitação Social e Regularização Fundiária, Governo e Transparência, Obras e membros do Gabinete.