A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, abre a partir da próxima segunda-feira (09/02) as inscrições para o Programa Oficina Escola de Patrimônio Cultural (POEP). A iniciativa é voltada à formação profissional nas áreas de técnicas construtivas tradicionais, restauro e conservação do patrimônio cultural do município.
As inscrições estarão abertas de 9 a 20 de fevereiro e deverão ser realizadas exclusivamente por meio do formulário on-line, disponível no link: https://forms.gle/8fLD8To6yG3zSnNBA.
A lista dos candidatos contemplados será publicada no dia 24 de fevereiro. Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, os selecionados deverão comparecer presencialmente para efetivação da matrícula e entrega da documentação exigida, na sede da Incubadora Social de Jundiapeba (Rua Nito Sona, 2175) ou na Secretaria Municipal de Cultura (Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 – Centro).
Podem participar moradores de Mogi das Cruzes, com idade mínima de 18 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Fundamental I.
O Programa Oficina Escola de Patrimônio Cultural é uma diretriz prevista no Plano Municipal de Cultura, aprovado pela Lei Municipal nº 7.536/2019. No eixo de Patrimônio Cultural, o plano estabelece o fortalecimento de ações voltadas à preservação da memória, valorização, difusão e salvaguarda do patrimônio cultural, além da capacitação de jovens aprendizes para atuar no restauro e na conservação dos bens históricos do município.
Serão oferecidas 15 vagas com bolsa-auxílio, destinadas prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social, conforme os critérios do Conduz – Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda.
Além dessas vagas, o programa contará com cinco vagas para alunos ouvintes, sem direito à bolsa, voltadas a profissionais e estudantes das áreas de Arquitetura, Engenharia ou Edificações. A seleção desses participantes será feita por meio de análise curricular.
O curso abordará conteúdos como economia solidária, plano de negócios, marcenaria, técnicas construtivas tradicionais, pintura, além de recuperação e conservação de imóveis de valor histórico, unindo qualificação profissional e preservação do patrimônio.
As aulas terão início no dia 2 de março e ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h, no Museu Mogiano – Casarão do Carmo, localizado na Rua José Bonifácio, nº 516, no Centro Histórico de Mogi das Cruzes.
A Oficina será realizada até o final de novembro, e a formatura da turma, com entrega de certificados, está prevista para o dia 11 de dezembro.
Para o secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata, o programa cumpre um papel estratégico ao unir preservação cultural e inclusão social. “Preservar o patrimônio cultural é preservar a memória e a identidade da cidade. Ao mesmo tempo, essa iniciativa amplia oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão social, geração de renda e a formação de mão de obra qualificada para uma área que carece de profissionais especializados”, destacou.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4798-4040 e (11) 4798-5965.