A Secretaria Municipal de Administração divulgou nesta sexta-feira (30/01) a classificação geral do Programa Municipal de Qualificação Profissional e Alfabetização, que garantirá até 400 oportunidades para munícipes de 18 a 59 anos que estão desempregados há pelo menos um ano.
A lista completa pode ser conferida por meio do link bit.ly/ProgramaMunicipalSuzano ou no site da Prefeitura de Suzano (suzano.sp.gov.br), acessando as abas “Transparência” e “Imprensa Oficial”. O conteúdo está disponível na edição nº 19 de 2026.
Do total de vagas oferecidas, 3% foram reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 5% para mulheres vítimas de violência. Os selecionados participarão de atividades práticas e cursos de capacitação, com jornada semanal de 30 horas durante um ano, podendo ser prorrogada por mais um período. Durante esse tempo, será concedida bolsa mensal de R$ 1.518, além de vale-transporte.
Como o número de inscritos (1.749) superou o total de vagas, a seleção seguiu critérios como: não ter participado anteriormente do programa, menor renda per capita, mulheres arrimo de família, maior tempo de desemprego e maior idade. Nos casos sem registro em carteira, foi considerada a data de emissão do documento para comprovação do desemprego.
Os beneficiários atuarão junto aos órgãos da administração direta e indireta, participando também de capacitação ocupacional e cidadania. Para receber a bolsa, será exigida frequência mínima de 95%. A participação no programa não gera vínculo empregatício com a Prefeitura de Suzano.
A iniciativa tem como objetivos ampliar oportunidades de emprego, promover inclusão social, estimular a autoestima, reduzir o desemprego por meio da qualificação profissional e contribuir para a diminuição das desigualdades sociais.
Segundo a secretária municipal de Administração, Cintia Lira, o programa representa uma importante oportunidade de transformação social. “A qualificação profissional e a alfabetização são caminhos fundamentais para a reinserção no mercado de trabalho e para a construção de um futuro mais próspero para os munícipes”, destacou.