As obras de revitalização e implantação da nova cobertura da Praça de Alimentação do Mercado do Produtor “Minor Harada”, localizado no Mogilar, devem ter início até o fim de fevereiro. A estimativa foi apresentada durante a primeira reunião de 2026 da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar com integrantes do Conselho Municipal de Abastecimento de Alimentos e Bens de Consumo e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
O encontro marcou o início do calendário de trabalho dos dois conselhos neste ano e reforçou o papel estratégico do Mercado do Produtor, popularmente conhecido como Cobal, no abastecimento do município. Entre os temas debatidos estiveram a destinação de recursos e o fortalecimento de programas voltados ao abastecimento alimentar e ao desenvolvimento rural.
Durante a reunião, também foram apresentados os avanços das obras em andamento no Mercado do Produtor. Segundo a diretora de Agronegócios, Cristiane Nascimento, a modernização da parte elétrica, iniciada em 2025, deve entrar em sua segunda fase nas próximas semanas. Atualmente, a empresa responsável aguarda autorização da concessionária de energia (EDP) para a implantação da caixa distribuidora e do cabeamento individual que atenderá mais de 29 boxes e espaços de comercialização.
Já a nova cobertura da praça de alimentação do varejão de domingo e da Feira Noturna, realizada às sextas-feiras das 17h às 22h, deve começar ainda em fevereiro, proporcionando mais segurança e conforto aos frequentadores. Para o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, a obra representa um avanço significativo. “A proposta é transformar o Mercado do Produtor em um espaço mais seguro, organizado e acolhedor para comerciantes e consumidores”, destacou.
O investimento para a revitalização é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Márcio Alvino. Também foi aprovada, por unanimidade, a utilização de recursos do Fundo Municipal de Abastecimento de Alimentos e Bens de Consumo para obras no Mercado Municipal, incluindo intervenções na galeria de esgoto e a construção de um mezanino no pavimento superior.
Na pauta do desenvolvimento rural, foi ressaltada a aprovação de dois projetos de Cadeias Produtivas Locais (CPLs), nas áreas de fungicultura e produção de leite, junto à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, com recursos a fundo perdido. Além disso, o município conquistou a 9ª colocação no Programa Cidadania no Campo – Município Agro, garantindo um prêmio de R$ 70 mil para a aquisição de um veículo de apoio às atividades de campo da Secretaria.