Suzano Zeladoria
Avenida Guilherme Garijo recebe serviços de zeladoria durante a semana
Ações incluem varrição, capinação, roçagem e retirada de entulhos para melhorar drenagem e controle de insetos
26/01/2026 09h58
Por: Redação

Equipes de zeladoria da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano estão realizando, ao longo desta semana, uma série de serviços de limpeza e manutenção em toda a extensão da avenida Guilherme Garijo, no bairro Jardim Santa Inês. Os trabalhos tiveram início no sábado (24/01) e também abrangem vias próximas, como a avenida Celeste.

As ações incluem varrição, capinação, roçagem, limpeza de bueiros e retirada de resíduos descartados de forma irregular. Além de melhorar o aspecto urbano, os serviços contribuem diretamente para o escoamento das águas das chuvas e para a redução de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, bem como de outros insetos, como pernilongos e baratas.

A atuação na avenida Guilherme Garijo também tem como foco a eliminação dos chamados pontos viciados, locais onde ocorre o descarte irregular de móveis, eletrodomésticos e outros materiais. A via é uma das mais importantes da zona norte de Suzano, ligando o município a Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, com intenso fluxo de veículos, inclusive caminhões.

O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, acompanhou o início das ações e destacou a relevância do trabalho. “São tarefas fundamentais que realizamos em toda a cidade, seguindo um cronograma definido pela secretaria. Na Guilherme Garijo e nas vias adjacentes não é diferente. Estaremos atuando até segunda-feira para concluir mais este serviço e contribuir com a qualidade de vida da população”, afirmou.

O secretário também ressaltou a importância da colaboração dos moradores. “Pedimos o apoio da população para que não descarte lixo fora do cronograma da coleta nem em vias públicas. A Prefeitura disponibiliza serviços como a operação ‘Cata-Treco’ e os ecopontos espalhados pela cidade, inclusive com três unidades na zona norte”, reforçou.

O prefeito Pedro Ishi elogiou o trabalho das equipes e destacou o alcance das ações. “Suzano é uma cidade extensa e manter a zeladoria em dia exige dedicação. Parabenizo toda a equipe de Manutenção e Serviços Urbanos pelo empenho em manter os bairros organizados e mais agradáveis para a população”, declarou.

‘Cata-Treco’ e ecopontos

Suzano conta com cinco unidades de ecopontos para o descarte correto de resíduos. No Parque Maria Helena e na Vila Figueira, é possível descartar resíduos da construção civil (até 1 m³ por dia), móveis, eletroeletrônicos, restos de poda, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias.

Na região norte, os ecopontos do Jardim Dona Benta e da Cidade Boa Vista também recebem resíduos da construção civil, móveis, eletroeletrônicos e restos de poda. O ecoponto do Dona Benta aceita ainda recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias, enquanto o da Cidade Boa Vista é o único autorizado a receber pneus.

Já o ecoponto José Limeira de Freitas, na Cidade Miguel Badra, inaugurado em novembro, recebe madeira, entulho, rejeitos, gesso, vidro, resíduos da construção civil, móveis, eletroeletrônicos, resíduos de poda, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias, exceto pneus.

A operação “Cata-Treco” pode ser solicitada via WhatsApp pelo número (11) 99650-8973. O serviço recolhe móveis antigos, eletrodomésticos, colchões, sofás, madeiras, isopor e utensílios sem uso, além de óleo de cozinha usado armazenado em garrafas PET bem fechadas. Não são recolhidos entulhos, vidros e pneus.

Para denúncias de descarte irregular, a população pode acionar a Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800-774-2007 ou pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br.