Mogi das Cruzes Semae
Semae Mogi abre agendamento de visitas monitoradas em 2026
Programa recebe alunos a partir do 4º ano para conscientização sobre uso da água
26/01/2026 09h41
Por: Redação

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes iniciou o agendamento de escolas para participação no programa Semae de Portas Abertas 2026, que promove visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro. A iniciativa tem como objetivo conscientizar estudantes sobre a importância da água, o uso responsável dos recursos hídricos e a preservação do meio ambiente.

O público-alvo são alunos que cursam a partir do 4º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, de escolas públicas e particulares do município. As visitas terão início em fevereiro e ocorrerão às terças e quintas-feiras, a partir das 8h45, com duração aproximada de 45 minutos e limite máximo de 25 visitantes por turma.

As unidades escolares interessadas em participar devem realizar o agendamento por meio do telefone (11) 4798-6392, da Divisão de Meio Ambiente do Semae, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail visitas@semae.sp.gov.br.

“O Semae de Portas Abertas é um programa de grande importância para incentivar os jovens a utilizar água de forma consciente. Eles levam o conhecimento adquirido nas visitas e compartilham com suas famílias, o que é ainda mais relevante neste período de escassez hídrica, em que cada gota conta”, afirmou o diretor-geral da autarquia, José Luiz Furtado.

“Outro destaque do programa é que nossos técnicos reforçam o protagonismo do rio Tietê e dos demais mananciais da região, que são essenciais para o abastecimento público”, completou.

Em 2025, o programa realizou 34 visitas, envolvendo 17 escolas e um total de 837 alunos. Também foram promovidas ações específicas, como visitas para estudantes da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), para o público em geral durante o Dia Mundial da Água e para alunos do Centro Universitário Braz Cubas.

O projeto é coordenado pela Divisão de Meio Ambiente do Departamento Técnico do Semae, em parceria com o Departamento de Água. Durante as visitas, os estudantes conhecem conceitos de saneamento básico e acompanham todas as etapas do sistema de abastecimento, desde a captação da água, tratamento, reservação e distribuição até chegar aos imóveis da cidade.

O programa se consolida como um importante elo entre o Semae e a rede escolar de Mogi das Cruzes, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e multiplicadores de boas práticas ambientais em suas famílias e comunidades.