A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) realiza neste sábado (24) o Dia D de vacinação contra o sarampo e a febre amarela em todas as regiões da capital paulista. A ação integra a intensificação da campanha de imunização que ocorre ao longo do mês de janeiro, com atividades em pontos de grande circulação de pessoas.
Desde o dia 12 de janeiro, a SES-SP vem ampliando a oferta das vacinas contra o sarampo e a febre amarela por meio de estratégias extramuros, em locais como estações de metrô e trem, terminais de ônibus e centros comerciais, com o objetivo de facilitar o acesso da população à imunização.
A iniciativa é voltada, principalmente, a adolescentes e adultos que não foram vacinados ou que possuem esquema vacinal incompleto. A recomendação é que pessoas que vivem, circulam ou trabalham na capital, especialmente em áreas com grande fluxo de pessoas ou com registro de transmissão das doenças, busquem a atualização da caderneta de vacinação.
Manter a vacinação em dia é fundamental para a proteção individual e coletiva, contribuindo para a redução do risco de surtos e epidemias. A imunização também protege pessoas que não podem receber vacinas, como indivíduos imunocomprometidos ou com contraindicações clínicas.
Os imunizantes também serão aplicados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que estarão abertas das 8h às 17h. A lista completa com datas e locais das ações de vacinação pode ser consultada no link: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://prefeitura.sp.gov.br/documents/d/saude/intensificacao-sarampo-datas-e-locais-v2
Quem deve se vacinar contra sarampo:
Quem deve se vacinar contra febre amarela:
Saiba como identificar os sintomas de sarampo:
Dúvidas sobre vacinação?
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br.