Geral São Paulo
Governo de SP entrega chaves da casa própria a 114 famílias em São José da Bela Vista
Mais de 50% das famílias contempladas têm renda mensal de até 3 salários mínimos; investimento estadual no empreendimento foi de R$ 27,1 milhões
20/01/2026 14h35
Por: Redação Fonte: Secom SP

O Governo de São Paulo entregou nesta terça-feira (20) as chaves da casa própria a 114 famílias de São José da Bela Vista, na região de Franca, pelo programa habitacional Casa Paulista. Construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o Residencial Maria Sônia Carvalho S. Faccirolli contou com investimento estadual de R$ 27,1 milhões e parceria com a prefeitura, que doou o terreno para a edificação das moradias.

“Muitas pessoas estão se libertando do aluguel hoje para ganhar mais autonomia financeira. O sonho de todo brasileiro é a casa própria e ter, ao fim de um dia de trabalho, seu lar e sua segurança. É isso que proporcionamos para as 81 mil famílias que já receberam as chaves desde o início do mandato. É o maior programa habitacional da nossa história e nosso objetivo é continuar tirando pessoas do aluguel, de áreas de risco, das encostas de morros, das palafitas e das várzeas dos rios”, disse o governador Tarcísio de Freitas.

A CDHU foi responsável pela contratação da construtora e pela execução de toda a infraestrutura: redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, drenagem, pavimentação asfáltica, urbanização, iluminação pública e rede elétrica. As famílias foram selecionadas por meio de sorteio público realizado em julho de 2025, sendo que 54% têm renda mensal de até três salários mínimos.

Famílias contempladas foram selecionadas via sorteio. Foto: Célio Messias/Governo de SP

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, destacou as parcerias com os municípios. “A secretaria tem hoje ações em 623 dos 645 municípios por meio de solicitação e demanda dos prefeitos. São eles que conhecem seus territórios e as necessidades da sua população. Esse investimento é uma transferência do Estado para gerar renda e riqueza em cada um desses municípios”, afirmou.

As casas têm 49 m² de área construída, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia e foram entregues com piso cerâmico em todos os cômodos, além de azulejos na cozinha, banheiro e lavanderia. As unidades também têm laje de concreto, cobertura em estrutura metálica e sistema de geração de energia fotovoltaica, que contribui para a redução dos custos com energia elétrica.

O financiamento segue as diretrizes da nova Política Habitacional do Estado de São Paulo, com juro zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. As prestações são calculadas conforme a renda familiar, com duas possibilidades: comprometimento de 20% dos rendimentos com parcelas corrigidas apenas pela inflação (calculada pelo IPCA) ou comprometimento de 30% da renda familiar com parcelas fixas, sem nenhum tipo de reajuste ao longo do financiamento.