Após as chuvas que atingiram Itapecerica da Serra desde a quinta-feira (15), a Defesa Civil do Estado de São Paulo irá fornecer ajuda humanitária ao município para apoiar as famílias impactadas. Serão disponibilizados 75 cestas básicas, 75 kits de higiene, 75 kits de limpeza, 75 kits de limpeza avulsos, 75 kits dormitório, além de um rolo de lona e três fitas de isolamento.
Os itens serão entregues ao município nesta terça-feira (20), pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, para auxiliar no atendimento emergencial à população atingida.
De acordo com o monitoramento meteorológico, foram registrados 151 milímetros de chuva nas últimas 96 horas em Itapecerica da Serra, volume que equivale a cerca de 21 dias da média esperada para o mês de janeiro. Para os próximos dias, não há previsão de novas chuvas no estado de São Paulo. A tendência é de queda nas temperaturas, em razão da passagem de uma frente fria seguida pela atuação de uma massa de ar frio, com máximas que não devem ultrapassar os 22 °C.
LEIA MAIS: Defesa Civil do Estado apresenta estrutura e atuação a novos promotores do Ministério Público de SP
As ações de apoio ocorrem em um contexto de atenção reforçada em todo o território paulista. Na sexta-feira, a Defesa Civil do Estado emitiu alerta meteorológico para todo o estado diante da intensificação de condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de chuvas intensas. Em resposta, o Governo de São Paulo anunciou a instalação de um gabinete de crise entre domingo (18) e esta segunda-feira (19) , para acompanhamento e coordenação das ações preventivas e de resposta.
Segundo a Defesa Civil, a combinação entre o avanço de uma frente fria, a presença de uma área de baixa pressão atmosférica e o fortalecimento do canal de umidade da Amazônia favoreceu a ocorrência de chuvas mais generalizadas, com episódios de moderada a forte intensidade, acompanhados por raios, rajadas de vento e queda isolada de granizo. Os maiores acumulados foram registrados especialmente na faixa leste paulista.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo segue em monitoramento contínuo das condições meteorológicas e reforça a orientação para que a população acompanhe os alertas oficiais, evite áreas alagadas, encostas e locais sujeitos à queda de árvores, além de adotar medidas preventivas para reduzir riscos e possíveis impactos.