Guararema recebe, na próxima segunda-feira (19), uma importante ação de bem-estar animal com a chegada do Programa Pro Pet SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que oferece castrações gratuitas para cães e gatos. O atendimento será realizado em um ônibus totalmente equipado, destinado exclusivamente aos pets que possuem agendamento prévio.
As cirurgias acontecerão no Estádio Municipal José Luiz Gonçalves da Silva, localizado na rua José Ramires, nº 270, no bairro Ipiranga. O veículo é completamente adesivado com a identidade visual do programa e preparado para garantir segurança, higiene e qualidade durante todos os procedimentos.
Todos os animais que serão atendidos já possuem cadastro no Programa Bora Ser Feliz, da Prefeitura de Guararema, que segue recebendo novos registros por meio do site oficial: https://boraserfeliz.guararema.sp.gov.br/.
Os agendamentos estão sendo organizados pela Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Guararema. As cirurgias são realizadas por equipes de médicos-veterinários contratadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
O ônibus que atende Guararema é do mesmo modelo utilizado recentemente em municípios como Indaiatuba, Cabreúva e Campinas, onde o programa foi lançado, além de cidades atendidas neste mês de janeiro, como Mairiporã, Arujá, Salesópolis, Juquitiba, Piracicaba, Bragança Paulista, Brotas, São Pedro, Campo Limpo Paulista, Piracaia e Águas de São Pedro.
Totalmente equipado para procedimentos cirúrgicos, o veículo segue rigorosamente os padrões técnicos e operacionais definidos pelo Governo do Estado, garantindo segurança aos animais e tranquilidade aos tutores.
Lançado oficialmente em 9 de dezembro de 2025, no Palácio dos Bandeirantes, o Pro Pet SP é uma iniciativa inédita do Governo do Estado de São Paulo. O programa prevê a realização de 52.850 castrações gratuitas de cães e gatos até julho de 2026, contemplando 256 municípios paulistas, com investimento total de R$ 10,5 milhões.
O cronograma foi definido a partir de um chamamento público que recebeu 501 inscrições, considerando critérios como demanda reprimida, porte populacional, presença de Unidades de Conservação e a existência de órgãos municipais voltados ao bem-estar animal.
Além do Pro Pet SP, o Governo do Estado mantém outras iniciativas, como o programa Meu Pet, reforçando as políticas públicas voltadas à proteção, saúde e qualidade de vida dos animais.