Geral São Paulo
Verão no Clima movimenta Bertioga com corrida, mutirão e ações ambientais ao longo do dia
Cidade recebeu neste sábado a terceira etapa do circuito gratuito de corridas e concentrou oficinas, jogos e atividades culturais voltadas à consci...
10/01/2026 15h46
Por: Redação Fonte: Secom SP

Bertioga viveu, neste sábado (10), um dia marcado por esporte, mobilização social e educação ambiental com a realização do Verão no Clima 2025/2026. Logo às 7h, a orla recebeu a etapa local do circuito gratuito de corridas, reunindo atletas amadores e profissionais em um percurso à beira-mar que atraiu moradores e turistas.

Na sequência, o mutirão de limpeza da praia mobilizou voluntários de todas as idades. Grupos de famílias, visitantes e instituições locais se uniram para recolher resíduos e reforçar a conscientização sobre o descarte adequado e a preservação do litoral.

“Todos os anos vamos para as praias reforçar a importância do descarte correto dos resíduos e de aproveitar o verão sem poluir, cuidando das nossas praias e da biodiversidade. Levar o Verão no Clima para Bertioga amplia esse diálogo com moradores e turistas e fortalece a cultura da preservação no litoral paulista”, destaca Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), que participou do mutirão em Bertioga.

LEIA MAIS: Governo de SP visita obras que ampliam abastecimento de água na Baixada Santista

A praia também se transformou em um grande espaço de educação ambiental, com atividades que seguiram durante a tarde. O público participou de oficinas de confecção de sacolas reutilizáveis, da “corridinha do reaproveitamento”, de jogos interativos, do tabuleiro gigante e das ações da Circular Brain voltadas ao descarte responsável de lixo eletrônico.

A Unidade Móvel Educacional da Neoenergia atraiu muitos visitantes com demonstrações práticas sobre energia limpa, eficiência energética e consumo consciente. As tendas das organizações Transformar, Amolb (Associação dos Monitores Ambientais do Litoral da Baixada Santista) e Greenpeace Bertioga apresentaram projetos e iniciativas de preservação ambiental desenvolvidos na cidade e na região, ampliando a troca de conhecimento com o público.

Foto: Reprodução/Secom SP

A Tenda do Governo do Estado de São Paulo funciona durante todo o dia como ponto de orientação sobre políticas públicas ambientais, programas estaduais e ações de conservação do litoral.

LEIA MAIS: Entenda como os níveis dos reservatórios impactam no abastecimento de água em São Paulo

A programação também contou com apresentações musicais de Cristiane Caldeira & Alê e do grupo Massaroca da Massa, que animaram os visitantes e deram ritmo às atividades culturais da edição de Bertioga.

O Verão no Clima é patrocinado pela Sabesp, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e conta com apoio da Cetesb, Fundação Florestal, Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP), Circular Brain e Prefeitura de Bertioga. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Após Bertioga, o Verão no Clima segue em janeiro para Ilha Comprida, Praia Grande, Ubatuba, Santos e Guarujá. Mais informações e datas podem ser conferidas no Instagram do evento: @veraonoclima.