Geral São Paulo
Transportes Metropolitanos e Seade fazem pesquisas de deslocamento nas regiões metropolitanas de São Paulo
Seade realizará coleta domiciliar de dados e uso complementar de informações de telefonia móvel para mapear deslocamentos
09/01/2026 12h05
Por: Redação Fonte: Secom SP

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos assinou contrato com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) para início da execução da pesquisa de deslocamento em todas as Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo e da Aglomeração Urbana de Franca. O objetivo é obter dados atualizados sobre o deslocamento diário das pessoas, para o planejar e promover a integração dos sistemas de transporte e construir soluções mais sustentáveis e eficientes.

O contrato, no valor de R$ 15,3 milhões, foi assinado em 30 de dezembro de 2025 e prevê coleta domiciliar de dados e uso complementar das informações de telefonia móvel para mapear deslocamentos com maior precisão. Esses dados serão fundamentais para a elaboração do Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU), instrumento estratégico que orienta investimentos e políticas públicas para as próximas décadas.

A primeira etapa da pesquisa será realizada na Região Metropolitana de Jundiaí no primeiro semestre deste ano, composta pelos municípios de Jundiaí, Louveira, Cabreúva, Itupeva, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista. O estudo impactará diretamente cerca de 843,5 mil habitantes, com uma amostragem de 6 mil domicílios entrevistados.

Para o segundo semestre de 2026, estão previstas na Região Metropolitana de Sorocaba e na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Posteriormente, a pesquisa será expandida para todas as regiões metropolitanas paulistas, com conclusão prevista até 2028. A Região Metropolitana de São Paulo não será incluída, já que é contemplada pela Pesquisa Origem e Destino, realizada pelo Metrô de São Paulo.

Sobre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegurem a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM e o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.