Os esforços das forças de segurança do Estado de São Paulo para coibir o roubo de cargas têm apresentado resultados expressivos. De janeiro a novembro deste ano, o indicador atingiu o menor patamar dos últimos 25 anos, com 3.192 ocorrências registradas. No mesmo período de 2024, foram contabilizados 4.266 casos, o que representa uma queda de 25,2%.
Desde o início do ano, o índice apresenta redução sistemática. Em janeiro, foram registradas 350 ocorrências; em junho, o número caiu para 243; e, em novembro, chegou a 238 casos — uma redução de 31,6% no período.
Os resultados são fruto da intensificação do policiamento em áreas previamente mapeadas como sensíveis, aliada ao trabalho investigativo da Polícia Civil e ao uso de inteligência e tecnologia, como o sistema Muralha Paulista . O Estado conta ainda com o Programa de Prevenção e Redução de Furtos, Roubos, Apropriação Indébita e Receptação de Carga (Procarga), que integra dados das forças de segurança e do setor privado.
Somente desde novembro, esse conjunto de ações resultou na prisão de ao menos 36 criminosos envolvidos em roubos de carga e na recuperação de mercadorias avaliadas em mais de R$ 2 milhões.
Entre as principais ocorrências recentes, no dia 4 de novembro, seis integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de cargas foram presos enquanto realizavam o desmanche de um veículo em uma área de mata na Estrada Santo Honório, na zona leste da capital. Parte da carga de móveis foi recuperada e a vítima libertada sem ferimentos. A ação foi realizada pela Polícia Militar.
No dia seguinte, outra operação da PM prendeu oito suspeitos envolvidos em um esquema de roubo e receptação de uma carga de carne avaliada em quase R$ 1 milhão. A prisão ocorreu em um galpão no bairro Parque Maringá, em Arujá, na Grande São Paulo, onde a mercadoria havia sido levada.
No dia 11, a Polícia Militar desarticulou um depósito de cargas roubadas no bairro Parada Inglesa, na zona norte de São Paulo. Três criminosos responsáveis pelo armazenamento dos produtos foram presos e diversos eletrônicos recuperados.
Em ação conjunta, as polícias Civil e Militar Rodoviária prenderam 11 homens e apreenderam um adolescente envolvidos em um roubo de carga em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. A ocorrência foi registrada no dia 27 do mês.
No início de dezembro, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagrou uma operação contra uma quadrilha especializada em roubos de carga, principalmente de cigarros, que contava com a colaboração direta de prestadores de serviço de empresas vítimas. Quatro pessoas foram presas.
Em outra ação da Polícia Civil, uma quadrilha que se preparava para realizar um roubo de carga na Avenida Novo Brasil, no bairro de Cumbica, em Guarulhos, foi desarticulada. Quatro homens foram presos e um adolescente apreendido.