Mais de 100 ocorrências foram atendidas em 2025 com o apoio da Central Integrada de Monitoramento Ferrazense (CIMF), conhecida como Monitora Ferraz. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Civil da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos.
O uso das câmeras contribuiu para prisões de criminosos e de pessoas procuradas pela Justiça, recuperação de veículos roubados e furtados, além da prevenção de diversos delitos ao longo do ano.
Outro avanço importante foi a implantação do Botão do Pânico, ferramenta voltada à proteção de mulheres vítimas de violência, especialmente aquelas com medida protetiva ativa e acompanhadas pela Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM).
Somente em 2025, a Guardiã Maria da Penha realizou 18.583 rondas preventivas, que resultaram na elaboração de 304 Boletins de Ocorrência da GCM, 19 registros encaminhados à Polícia Civil e na prisão em flagrante de 15 agressores por descumprimento de medidas protetivas.
Para ampliar a presença da corporação nas ruas, o município também investiu na valorização do efetivo, com a contratação de 36 novos Guardas Civis Municipais, que estão em fase de formação.
Outro destaque foi a implantação do Botão do Pânico em todas as escolas da rede municipal. Aliada a essa ação, a GCM realizou 3.056 rondas escolares ao longo do ano, reforçando a segurança de estudantes, educadores e servidores.