O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, participou, nesta segunda-feira (22), das comemorações pelos 95 anos da Santa Casa de Aparecida, vinculada ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Taubaté. Durante o evento, que reuniu autoridades locais e representantes religiosos, foi realizado o descerramento da placa “Aqui Tem Tabela SUS Paulista”, em reconhecimento à adesão da instituição ao programa pioneiro do Governo de São Paulo.
A iniciativa identifica hospitais que realizam procedimentos pelo programa estadual, que complementa os repasses federais do Sistema Único de Saúde (SUS) e permite que hospitais filantrópicos recebam até cinco vezes mais pelos atendimentos realizados.
“Pela Tabela SUS Paulista, investimos mais de R$ 14 milhões na Santa Casa de Aparecida, ampliando a assistência à população. Esse avanço se reflete no aumento das cirurgias eletivas, que passaram de 1.942 procedimentos em 2022 para mais de 4.700 em 2025, um crescimento de cerca de 140%”, destacou o secretário Eleuses Paiva.
A Tabela SUS Paulista é um programa pioneiro da atual gestão que complementa os valores pagos pelo Ministério da Saúde. De 2024 a 2025, cerca de R$ 8 bilhões foram destinados a aproximadamente 800 Santas Casas e hospitais filantrópicos conveniados ao SUS em todo o estado.
O novo modelo de financiamento possibilitou a abertura e reativação de mais de 8 mil leitos nos últimos três anos e contribuiu para a realização de 3,5 milhões de cirurgias eletivas, ampliando a oferta de atendimento à população.
Em agosto, o governador Tarcísio de Freitas anunciou a ampliação da Tabela SUS Paulista para hospitais municipais. A medida deve beneficiar mais de 100 unidades em cerca de 70 municípios, atendendo a uma demanda histórica das administrações locais.