Geral São Paulo
9 dicas de segurança ao usar os Transportes Metropolitanos de SP para as compras de fim de ano
Recomendações auxiliam na segurança e agilidade da viagem nas linhas da CPTM e do Metrô
19/12/2025 13h13
Por: Redação Fonte: Secom SP

Com a proximidade das festas, é o momento de fazer as compras de Natal e Ano Novo. Muitos passageiros optam por utilizar as linhas das empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM e Metrô – para ir até o comércio, ainda mais com a operação especial adotada para o período de compras de fim de ano.

Operação especial nos transportes metropolitanos:

Para facilitar as compras de fim de ano, até amanhã (20) a CPTM realiza a “Operação Natal” na Estação Brás. Entre as principais ações estão o aumento do número de colaboradores operacionais e de segurança nas plataformas, além de implementar sinalização direcional e orientação por avisos sonoros. Além disso, toda a linha de bloqueios (catracas) ficará reservada exclusivamente para o embarque de passageiros e a saída será direcionada para o corredor lateral da estação.

Já no Metrô, a frota de trens das linhas 1-Azul e 3-Vermelha está reforçada aos finais de semana. O objetivo é atender às estações em regiões centrais, como São Bento e Brás, que recebem um grande fluxo de consumidores. Além disso, algumas estações estão com efetivo de agentes de segurança reforçado para garantir uma viagem segura.

Dicas de segurança

Os colaboradores das empresas são treinados para orientar os passageiros que necessitarem de auxílio nas estações. Mas seguir algumas dicas pode ajudar a melhorar a convivência entre os passageiros e auxiliar na segurança neste período de compras de Natal e Ano Novo.

Confira abaixo algumas dicas essenciais para a viagem:

Cuidado com os pertences
As bolsas e mochilas sempre devem estar junto ao corpo dentro dos trens e ônibus. A medida reforça a segurança durante a viagem.

Evite os horários de pico
Se possível, o indicado é que as pessoas optem por ir às compras fora dos horários de maior movimento, os chamados “horários de pico”.

Fique atento ao volume permitido
A CPTM e o Metrô estabelecem como regra que os passageiros carreguem volumes com dimensões de 150x60x30cm, garantindo assim a boa convivência entre os passageiros e segurança na viagem de todos.

Cuidado reforçado com as crianças
Nas viagens para compras ou mesmo em passeios, segure as crianças pelas mãos.

Utilize o corrimão
Outra dica importante para evitar acidentes é sempre usar o corrimão ao acessar as escadas rolantes.

Não ultrapasse a faixa amarela
Enquanto aguarda o trem chegar, é importante o passageiro lembrar de não ultrapassar a faixa amarela, somente quando o trem abrir as portas e aguardar o desembarque para depois embarcar nos trens. Vale lembrar que o passageiro deve sempre ficar atento aos avisos sonoros.

Não corra!
Correr nas plataformas ou nas escadas é um convite para tombos e tropeços. Pressa e segurança não combinam.

Não sentar no piso do trem ou das estações
Sentar-se no chão, degraus ou muretas ou deitar-se no piso de estações e trens é outra prática que oferece risco de acidentes e atrapalha a circulação das pessoas.

Em casos de dúvidas, sugestões ou denúncias, entre em contato com as Centrais de Relacionamento.

A CPTM e o Metrô disponibilizam Centrais de Relacionamentos com colaboradores treinados para atender aos passageiros da melhor forma.

CPTM – A CPTM disponibiliza um canal de atendimento via WhatsApp para facilitar a comunicação com seus passageiros. Por meio do número (11) 99767-7030, é possível enviar mensagens, vídeos e fotos relacionados ao sistema ferroviário. O serviço funciona 24 horas por dia, permitindo que as pessoas façam denúncias, relatem irregularidades ou solicitem informações a qualquer momento.

As mensagens recebidas são encaminhadas às áreas responsáveis para as devidas providências, garantindo um atendimento ágil e eficiente. Além do WhatsApp, a CPTM oferece outros canais de comunicação, como:

• Central de Relacionamento: 0800 055 0121 (atendimento 24 horas)
• Redes sociais: X/Twitter (@CPTM_oficial), Instagram (@cptm_oficial) e Facebook (@CPTM.fanpage)
• Formulário eletrônico: disponível no site oficial da CPTM

Esses canais visam proporcionar diversas opções para que os passageiros possam entrar em contato com a companhia da maneira que lhes for mais conveniente.

O serviço de 0800 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é um canal de atendimento gratuito, destinado a oferecer informações, registrar sugestões, reclamações e esclarecer dúvidas dos passageiros. Ele é parte do compromisso da CPTM com a acessibilidade, transparência e qualidade no relacionamento com seus passageiros.

Metrô – O Metrô mantém canais para agilizar o atendimento ao passageiro, que pode contribuir com sugestões, tirar dúvidas, planejar rotas ou informar inconformidades.

Pela Central de Informações, que atende diariamente das 5h à meia-noite, pelo telefone 0800 770 7722, o passageiro pode obter informações gerais sobre o sistema, planejamento de rotas, elogios e reclamações.

O passageiro também pode utilizar o celular para se comunicar com o Metrô, por meio do aplicativo MetrôConecta e do SMS-Segurança (11 973332252), que recebem informações sobre inconformidades e denúncias para rápida atuação dos funcionários, além dos perfis nas redes sociais pelo X/Twitter (@metrosp_oficial), Facebook (@metrosp) e Instagram (@metrospoficial).

Sobre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos
A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegurem a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM e o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.