Arujá Comitê
Programa “Educação Paralímpica” chega a Arujá em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro
Iniciativa vai capacitar professores da rede municipal e fortalecer políticas públicas de inclusão
18/12/2025 20h26
Por: Redação

A Prefeitura de Arujá realizou, nesta segunda-feira (16), a assinatura do Acordo de Cooperação do Programa Educação Paralímpica, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A iniciativa foi conduzida por meio da Diretoria da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, representando um avanço nas políticas públicas voltadas à inclusão no município.

O termo foi assinado pelo prefeito Dr. Luis Camargo; pela secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Juliana Daniel; pelo diretor da Pessoa com Deficiência, Ronilson Silva; pelo secretário de Educação, Aldo Botana; e pelo coordenador do Programa Educação Paralímpica do CPB, David Farias Costa.

A parceria tem como principal objetivo a capacitação dos professores da rede municipal de ensino, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e fortalecendo a educação paralímpica nas unidades escolares de Arujá. O programa prevê que o ambiente escolar atue como espaço estratégico para a identificação de estudantes com deficiência com potencial para modalidades paradesportivas.

A partir da atuação integrada de educadores, coordenações escolares e equipes técnicas, esses alunos poderão ser acompanhados e encaminhados para a rede municipal responsável por dar continuidade às ações de inclusão e desenvolvimento esportivo.

Durante o evento, o prefeito Dr. Luis Camargo destacou o significado da iniciativa para a construção de políticas públicas efetivas no município e ressaltou o papel do Poder Público na promoção de oportunidades e na superação de barreiras sociais.

“Eu tenho certeza de que é mais um momento de romper barreiras, de criar oportunidades, de fazer política pública de verdade, de atender a quem mais precisa e de dar motivo e razão de ser à nossa existência. Quem está na vida pública e não acorda todos os dias com o primeiro pensamento sendo: ‘o que posso fazer de melhor pelas pessoas hoje?’, está errado. É para isso que a gente está aqui”, afirmou o prefeito.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, também presente na assinatura do documento, lembrou dos 21 arujaenses com deficiência já inscritos no Programa Escola Paralímpica, desenvolvido em parceria com o CPB.

“Todos são capazes, basta a gente dar oportunidade”, destacou.

Ronilson Silva celebrou mais essa conquista para o município e ressaltou que novas ações voltadas às pessoas com deficiência já estão sendo planejadas para 2026. Ao comentar a parceria com o CPB, reforçou que a inclusão é a missão central do Comitê Paralímpico Brasileiro.

“Esse convênio, com toda certeza, mostra que as pessoas com deficiência têm, dentro de uma sociedade, alcançado o seu protagonismo”, afirmou.

Juliana Daniel e Aldo Botana também ressaltaram a importância da integração entre as Secretarias Municipais e a Câmara Municipal para o acompanhamento contínuo das demandas reais da população, especialmente na consolidação de políticas públicas inclusivas.

O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas o secretário de Esportes, Betinho; a secretária adjunta de Assistência Social, Adriana Ferreira; o secretário adjunto de Esportes, William Oliveira; a diretora da Mulher, Ana Poli; a diretora de Igualdade Racial, Lúcia Ribeiro; o vice-presidente da Câmara, Pastor Samuel Maia; os vereadores Divinei, Thiago Ursão, Caio Mãos Solidárias, Reynaldinho e Renan de Arujá; além da presidente da APAE, Sueli Arambul.

Além da formalização da parceria, o encontro possibilitou a apresentação de ações, dados e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, reforçando o compromisso da administração municipal com a inclusão, a equidade e o fortalecimento de uma educação cada vez mais acessível e integrada às demais políticas públicas do município.