O processo de habilitação acaba de passar por uma grande reestruturação, com implementação imediata de ações pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), que agora lança uma página dedicada à CNH Paulista, a Carteira Nacional de Habilitação em sua versão mais moderna e mais barata para o cidadão. O portal traz um passo a passo, orientando o futuro condutor e mostrando o avanço do Detran-SP em cada etapa que requer desenvolvimento tecnológico – além de detalhar todos os custos.
O modelo adotado por São Paulo para a formação do condutor é um híbrido em que os sistemas do Detran-SP se integram com o aplicativo CNH do Brasil, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Dentro desse modelo, é possível buscar profissionais para as aulas, agendar exames no estado de São Paulo e tirar a CNH no tempo ideal de cada um – o prazo de 12 meses não existe mais.
Antecipando-se à publicação das novas normas federais – Resolução Contran nº 1.020/2025 e Medida Provisória nº 1.327/2025 -, o Detran-SP já havia desenhado o planejamento técnico necessário. Agora, com a definição legal, a autarquia executa as adaptações de forma acelerada, priorizando o que impacta o bolso do cidadão: as mudanças nas aulas práticas e a revisão de fluxos.
No último sábado, 13 de dezembro, o Detran-SP foi o primeiro órgão de trânsito do país a ter um candidato aprovado no novo exame teórico, que tem uma hora de duração e exige vinte acertos, não mais 21. O feito marca o protagonismo de São Paulo na implementação da CNH mais simples, rápida e acessível. A reforma federal alterou todo o ecossistema da habilitação – da formação e exames à integração de bases nacionais. Trata-se de uma operação complexa que está sendo executada com precisão para evitar interrupções. Entre as principais mudanças no trajeto para a CNH, está a possibilidade de fazer aulas práticas com instrutores credenciados junto aos Detrans, além das autoescolas. Credenciamento que o Detran-SP já iniciou.
Outro destaque é a menor carga horária exigida para os cursos práticos e teóricos. Pelo portal da CNH Paulista, o cidadão fica sabendo que deve baixar o aplicativo CNH do Brasil, onde encontrará o novo modelo de curso teórico, que pode ser usado na preparação para o exame teórico. Já o novo modelo de curso prático pode ser conferido no site da Senatran.
Também no site da CNH Paulista, é possível acompanhar o avanço da implementação da nova CNH, servindo como fonte segura de orientação sobre o andamento das mudanças. O Detran-SP destaca que, durante o período de transição, não haverá suspensão de atividades. Os serviços de habilitação funcionam normalmente e as melhorias serão incorporadas de forma contínua e automática ao sistema.