Geral São Paulo
Hospital das Clínicas de São Paulo promove campanha de prevenção ao câncer de pele
No dia 13 de dezembro, das 9h às 15h, campanha vai esclarecer dúvidas sobre diagnóstico, prevenção e tratamento, além de conceder atendimento gratu...
12/12/2025 08h21
Por: Redação Fonte: Secom SP

O Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFM-USP) vai promover no próximo sábado (13), mais uma edição da Campanha de Prevenção de Câncer de Pele. O evento integra o Dezembro Laranja, mês da prevenção ao câncer de pele, e oferecerá atendimento gratuito, esclarecendo dúvidas sobre diagnóstico, prevenção e tratamento, além de conceder consultas com dermatologistas voluntários às primeiras 500 pessoas que chegarem ao local. A ação acontecerá das 9h às 15h, no próprio ambulatório de dermatologia, no Prédio dos Ambulatórios, bairro de Cerqueira César, em São Paulo. A abertura de cadastro será às 7h, e é necessário levar o documento RG.

Para Nelson Marcos Ferrari, chefe de cirurgia dermatológica do HC e coordenador da campanha, é extremamente importante que o câncer de pele seja discutido. “Quando temos um recurso tão poderoso para falar de prevenção de um tipo de câncer comum, precisamos enfatizar que isso pode ser prevenido”, afirmou o médico em entrevista para o Jornal da USP no Ar, programa da Rádio USP, na última campanha de 2024. Ele explica que, por se tratar de um câncer em superfície corporal externa, o câncer de pele é mais facilmente detectável do que outros tipos de tumor. Por isso, é necessária a atenção a feridas que não cicatrizam e manchas escuras repentinas que aparecem na superfície da pele.

Sobre a incidência do câncer e fatores que levam um paciente a desenvolver a doença, Ferrari afirma que todos precisam estar atentos e prevenir a alta exposição à luz solar em horários inadequados, principalmente sem a proteção adequada. Entretanto, ele especialmente chama a atenção para pessoas de pele clara, que não possuem a proteção da melanina e que trabalham ou passam muito tempo expostas ao sol.

Ferrari reitera que o câncer de pele é uma doença prioritariamente cirúrgica e que, a partir da identificação, o paciente é direcionado à realização de cirurgias locais e consideravelmente simples. E que, inclusive, os pacientes que tiverem tumores constatados durante o evento terão a possibilidade de programar seus tratamentos no Hospital das Clínicas. Já para a prevenção cotidiana, o médico destaca a importância do uso de vestimentas, chapéus e protetor solar.

Campanha de Prevenção de Câncer de Pele
Data: 13 de dezembro, sábado, das 9h às 15h (abertura de cadastro às 7h, comparecer com RG)
Local: Ambulatório de Dermatologia do HCFM-USP
Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, 5º andar, Bloco 2B, Prédio dos Ambulatórios
Limite de atendimento: 500 pacientes
Gratuito