Suzano USF
Saúde capacita servidores na USF Vila Amorim sobre nova estratégia de combate à dengue
Agentes comunitários e equipe de Zoonoses recebem treinamento sobre armadilha que simula criadouro para atrair o mosquito fêmea
11/12/2025 20h21
Por: Redação

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma nova etapa de capacitação voltada ao combate à dengue, com foco em uma estratégia inovadora que simula criadouros para atrair o mosquito Aedes aegypti fêmea. A formação ocorreu nesta terça-feira (09/12) na Unidade de Saúde da Família (USF) Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim, reunindo Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e a equipe da Divisão de Controle de Zoonoses. A unidade será a primeira a receber o dispositivo.

A tecnologia consiste em uma “armadilha” feita com um balde preto contendo água, que atrai a fêmea do mosquito para depositar ovos. Ao pousar sobre uma gaze especial, impregnada com uma substância ativa, o inseto é contaminado — o que impede a eclosão das larvas e reduz drasticamente a população de mosquitos transmissores.

Além do efeito direto, o produto aderido ao corpo da fêmea é automaticamente levado a outros pontos onde ela pousa — como pneus, vasos, calhas e demais criadouros — ampliando o alcance da ação. Dessa forma, a estratégia elimina larvas em locais muitas vezes inacessíveis às equipes de controle.

A ferramenta é considerada ecologicamente segura, pois não utiliza energia elétrica, não afeta outros insetos e contribui para reduzir também os riscos de transmissão de zika vírus e chikungunya. Já é utilizada em hospitais, condomínios, resorts e áreas residenciais como método eficiente de controle vetorial.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Controle de Zoonoses, Priscila Arap, a implantação começará por regiões com maior propensão à proliferação do mosquito. “Temos a intenção de colocar, nesse primeiro momento, não só na Vila Amorim como também na Vila Urupês, para avaliar como serão os resultados”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, afirmou que a iniciativa integra um conjunto de medidas que vêm sendo reforçadas com a chegada do período mais quente do ano. “Buscamos soluções efetivas que possam se somar ao nosso trabalho de rotina. Por isso, é fundamental capacitarmos nossos profissionais sobre o funcionamento desta estratégia para garantir êxito e preservar a saúde da população”, declarou.