O Plano Cicloviário e de Mobilidade Ativa de Suzano, desenvolvido durante a gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, conquistou o 2º lugar em uma das categorias do “Prêmio Bicicleta Brasil”, iniciativa do governo federal que reconhece e valoriza projetos que incentivam o uso da bicicleta como modal de transporte urbano.
O prêmio, promovido pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, avalia propostas de quatro segmentos — sociedade civil, Poder Público, setor privado e instituições de ensino — seguindo diretrizes do Selo Bicicleta Brasil.
Anunciado em 14 de novembro, o ranking confirmou Suzano entre as 72 cidades contempladas com o Selo Bicicleta Brasil, após análise de mais de 500 propostas de todo o País. O reconhecimento reforça que o município possui uma cultura cicloviária em expansão e trabalha para reduzir a emissão de poluentes, promovendo melhorias na qualidade de vida.
Na categoria “Planejamento do Poder Público”, Suzano alcançou nota 8,96, obtendo avaliação máxima (100%) nos quesitos “abordagem sistêmica”, “planejamento” e “impacto estrutural”. O plano também superou 90% nos critérios “fomento à cultura da bicicleta”, “sustentabilidade”, “saúde e qualidade de vida” e “integração modal”.
Elaborado em parceria com a empresa TC Urbes Mobilidade e Projetos Urbanos, o projeto prevê melhorias para estimular cada vez mais moradores a utilizarem a bicicleta não apenas para lazer, mas também como alternativa de deslocamento ao trabalho. O plano estabelece metas de adesão progressiva e expansão da malha cicloviária.
A proposta prevê que, em até cinco anos, 5% das viagens internas sejam realizadas de bicicleta, e que em dez anos esse percentual alcance 10%, contando com uma malha viária de até 150 quilômetros.
Além de conectar regiões ao centro da cidade, o plano prevê integração com a CPTM, por meio da Linha 11-Coral. Dessa ligação, será possível acessar a Rota Caminho do Sal e, posteriormente, a rodovia Caminho do Mar (SP-148). O projeto também sugere parceria com Poá para criação de um trajeto cicloviário que encurte distâncias para quem depende da bicicleta nessa região.
O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, destacou que o plano é parte de uma evolução do Plano Diretor (2017) e do Plano de Mobilidade Urbana (2019). “Chegou o momento de avançarmos para pensar os próximos dez, 20 e 30 anos. Queremos uma cidade mais humana e vamos executar todas as etapas necessárias para essa transformação”, afirmou.
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, reforçou que o crescimento da infraestrutura cicloviária acompanha a demanda do trânsito suzanense. “A ampliação das vias para bicicletas responde ao aumento da circulação viária. Seguiremos avançando com novas conexões, sempre priorizando a segurança dos ciclistas”, declarou.
O prefeito Pedro Ishi celebrou o resultado e destacou os benefícios que a expansão trará à cidade: “O projeto facilita deslocamentos diários, amplia opções de lazer e cria novas rotas turísticas. O Prêmio Bicicleta Brasil reconheceu as virtudes dessa proposta e colocou Suzano entre os melhores exemplos do País.”