As quatro linhas operadas pelo Metrô vão passar a funcionar 24 horas aos sábados. A iniciativa será feita em regime experimental, sempre de sábado para domingo, começando já neste dia 6 de dezembro e seguindo por todos os fins de semana até fevereiro de 2026 neste período de avaliação.
O objetivo é analisar a demanda potencial, a viabilidade técnica e operacional, bem como possíveis ajustes, para atender a uma antiga demanda de passageiros e turistas que apreciam as atrações da noite paulistana, bem como os trabalhadores de estabelecimentos que funcionam nesses horários.
Retomada pós pandemia
Durante a época mais restritiva da pandemia, a demanda de passageiros do chegou a cair 83% e vem sendo retomada gradativamente, chegando atualmente a 80% do contingente transportado antes de 2020 – cerca de 3 milhões de pessoas por dia. Desde então, a Companhia tem adotado estratégias operacionais em grandes eventos como o Carnaval, The Town, Lollapalloza, Só Track Boa, NFL, Cena 2K entre outros, para atrair novos passageiros para aproveitar a cidade com praticidade, economia e segurança.
Com essas iniciativas, além dos passageiros que utilizam o sistema para o trabalho, educação e saúde, o Metrô também busca conversar com quem ainda não usa o transporte no dia a dia, mostrando que o sistema é eficiente, seguro e preparado para grandes eventos. É uma oportunidade de educar e acolher novos passageiros em um contexto de lazer, entretenimento e cultura na cidade de São Paulo.