Geral São Paulo
São Paulo nomeia mais de 500 novos delegados para reforçar efetivo da Polícia Civil
Turma deve tomar posse nos próximos dias e iniciar o curso de formação na Acadepol
05/12/2025 08h55
Por: Redação Fonte: Secom SP

O Governo de São Paulo convocou mais 500 aprovados no concurso para delegado de Polícia Civil, do edital de 2023. A nomeação deles foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição desta sexta-feira (5).

A previsão é que, nos próximos dias, a turma tome posse do cargo e inicie, a partir de janeiro, o curso de formação na Academia de Polícia (Acadepol), com duração de seis meses. Depois desses processos, eles estarão aptos para iniciar os trabalhos nas delegacias de todo o estado.

“Essa nomeação é uma vitória para a Polícia Civil. Significa um reforço no nosso quadro e melhor atendimento a população que nos procura, além de mais ênfase e rapidez nos trabalhos investigativos”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, que agradeceu o apoio do governador, Tarcísio de Freitas.

As nomeações se somam aos profissionais já em formação. Atualmente, 1.183 escrivães seguem em curso de formação, com previsão de formatura para janeiro de 2026.

Somadas as turmas já formadas desde 2023, a Polícia Civil contabiliza 3.482 novos policiais incorporados recentemente, incluindo escrivães, investigadores, papiloscopistas e delegados.

O delegado-geral, Artur Dian, afirmou que esse é mais um passo que o governo paulista está dando para diminuir o déficit de vagas existente na corporação.

Com a chegada dos novos delegados, o déficit da Polícia Civil deve cair de 27,2% para 21,8%.

Desde 2023, mais de 16,2 mil policiais civis, militares e técnico-científicos foram empossados pelo governo paulista. Até o fim da atual gestão, a previsão é que o total chegue a 23,4 mil novos agentes.