A educação ambiental segue como uma das prioridades da cidade de Ferraz de Vasconcelos. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente, Verde e Proteção Animal, em parceria com a Secretaria de Educação e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta quarta-feira (4) o evento de encerramento da edição 2025 do projeto Tampinha Premiada, que chega ao seu quinto ano consecutivo.
A cerimônia aconteceu no anfiteatro da Prefeitura e reuniu professores, alunos e familiares para a entrega de certificados, prêmios e cheques às escolas, estudantes e profissionais da Educação que mais se destacaram na mobilização.
Ao todo, mais de 13 mil toneladas de tampinhas foram arrecadadas ao longo das cinco edições do Tampinha Premiada. Para o secretário de Meio Ambiente, Verde e Proteção Animal, José Aparecido, ações simples podem gerar grandes transformações.
“É como uma pequena partícula de um átomo: parece insignificante, mas faz muita diferença em nossa vida. Vejo o projeto assim, como uma atitude simples que mobiliza a comunidade a pensar nos princípios da Educação Ambiental”, destacou.
Uma das grandes histórias desta edição foi a da estudante Ellie dos Santos Pinho, do Infantil II, que arrecadou impressionantes 6.916 kg de tampinhas. Sua mãe, Evelyn, contou:
“Eu pedia tampinhas para vizinhos, amigos e conhecidos. Ela me ajudava a higienizar, contar e enviar tudo para a escola”, relatou.
O secretário de Educação, Paulo Trevizolli, também ressaltou o empenho das unidades escolares.
“A mobilização foi intensa nas escolas. O trabalho é grande, mas tudo vale a pena pela preservação do nosso meio ambiente”, afirmou.
O Tampinha Premiada segue ativo em 2026 e ampliará suas metas. O novo objetivo é alcançar 10 mil toneladas de tampinhas arrecadadas. Além disso, será incorporada a nova campanha de arrecadação de lacres, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, ampliando o impacto socioambiental da iniciativa.