O programa “Suzano Mais Praças”, lançado em abril pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, foi destaque em um dos painéis da COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).
A iniciativa, que propõe a construções de 32 novas praças na cidade, foi apresentada pela Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS), organização da sociedade civil que atua na promoção de políticas públicas e projetos urbanos sustentáveis.
O debate mostrou como o programa suzanense está alinhado às metas internacionais de sustentabilidade. A proposta poderá viabilizar intervenções em 50 áreas públicas, considerando as novas praças e outras 18 que devem ser revitalizadas a partir de diretrizes sustentáveis. A meta da administração municipal é garantir a construção de pelo menos 16 novas praças até 2028, além de revitalizar outras quatro no mesmo período.
Integrado a políticas públicas de referência nacional e internacional, o “Suzano Mais Praças” resulta de ações como capacitação técnica, gestão do conhecimento, intercâmbio de boas práticas, seminários, oficinas e uso de plataformas digitais para formação e atualização de gestores públicos.
Durante o painel “Mutirão ReDUS na COP 30”, em que o programa suzanense foi apresentado, ocorreu ainda o lançamento do Mapa de Emergência e Resiliência Climática da GeoReDUS. A plataforma digital, pública e gratuita, oferece dados georreferenciados sobre moradia, saúde, educação, infraestrutura e serviços urbanos, auxiliando gestores na tomada de decisões e na construção de cidades mais resilientes.
O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, ressaltou o caráter sustentável da iniciativa:
“Mais do que proporcionar áreas de lazer na cidade, buscamos conceber projetos que contemplem questões ambientais e que se adequem às necessidades das comunidades. Por isso, discutimos tecnicamente as demandas da população para saber o que é mais indicado para cada realidade.”