Coordenado pela Prefeitura de Guararema por meio das secretarias municipais de Educação e de Emprego e Desenvolvimento Econômico, o programa Descobrindo a Fábrica iniciou uma nova rodada de atividades em 2025. As ações começaram nesta semana, com as turmas da 5ª série A, B e C da Escola Municipal “José Benedito dos Santos” visitando a fábrica Shark, especializada em equipamentos para academias, e seguem até 10 de dezembro, envolvendo diferentes empresas e mais de 450 alunos no total.
Ao todo, 10 escolas municipais participam desta edição: “José Benedito dos Santos”, no Ipiranga; “Professora Eunice Leonor Lopes Prado”, no Vale dos Eucaliptos; “Professora Célia Leonor Lopes Lunardini”, no Itapema; “Keisaburo Honda”, no Cerejeira; “Professora Consuelo Apparecida Tavares Neme”, no Morro Branco; “Professora Alice Moura Rodrigues”, no Parateí; “José Donizete de Paiva”, no Guanabara; “Dom Alberto Johnnes Steeger”, no Jardim Dulce; “João Baptista Jungers”, em Luís Carlos; “Presidente Getúlio Vargas”, no Centro; e “Professor Doutor Domingos Lerario”, no Maracatu.
As visitas permitem que os estudantes conheçam de perto o funcionamento da indústria local e seus diferentes processos produtivos. As atividades são acompanhadas pelas equipes gestoras da Educação, professores e monitores, todas autorizadas pelos pais e responsáveis.
O cronograma inclui passagens por diversas empresas do município, como Shark, Transpetro, Marka Têxtil, Kautex, Brazilglass, Wertus, Steck, Reisam e Cofer. Em cada local, os alunos têm a oportunidade de observar linhas de produção, tirar dúvidas e aprender como itens do cotidiano — como cortinas, vidros e interruptores — são fabricados.
As aulas-passeio também ampliam o aprendizado multidisciplinar, alinhando conteúdos industriais a temas trabalhados em sala de aula. A iniciativa está associada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 9 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionado a “Indústria, Inovação e Infraestrutura”.