Mogi das Cruzes Plantio
Prefeita Mara Bertaiolli participa de plantio de 730 mudas na avenida Prefeito Waldemar Costa Filho
A ação integra o Projeto Brotos de Mogi, criado este ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal para ampliar a arborização da cidade.
27/11/2025 19h53
Por: Redação
Gabinete

A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, participou na manhã desta quinta-feira (27/11) do plantio de 730 mudas de espécies nativas ao longo da avenida Prefeito Waldemar Costa Filho. A ação integra o Projeto Brotos de Mogi, criado este ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal para ampliar a arborização da cidade.

“Queremos uma Mogi das Cruzes cada vez mais arborizada e com respeito ao meio ambiente. Uma cidade mais verde e que mostre o cuidado e o carinho que precisamos dedicar sempre à natureza. Foi uma manhã muito bonita, ensolarada e que vai se refletir no futuro do município”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli durante o evento.

A atividade contou com a presença de secretários municipais, voluntários e crianças, que também participaram do plantio. Segundo a administração municipal, a iniciativa reforça o compromisso com a sustentabilidade e com o aumento da cobertura vegetal no município.

Espécies plantadas

Foram plantadas diversas espécies nativas da Mata Atlântica, entre elas:

Importância da arborização

A secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare, coordenou o plantio e destacou os benefícios da ampliação da cobertura verde no município, como conforto térmico, sombreamento, abrigo para fauna e valorização dos espaços públicos.

“É uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli que a cidade esteja cada vez mais arborizada e estamos cumprindo esta meta, tanto que criamos e implantamos projetos específicos como o Brotos de Mogi e o Plante Água”, afirmou a secretária.

Ações práticas dos programas ambientais

O Brotos de Mogi tem como foco os espaços públicos do município — praças, parques, canteiros, escolas e equipamentos de saúde — incentivando a mobilização da comunidade e a criação de novos ambientes arborizados.

Outro programa criado em 2025 pela Secretaria de Meio Ambiente é o Plante Água, que estimula o plantio voluntário. Cada morador pode retirar até três mudas gratuitamente no Viveiro Municipal, mediante cadastro e apresentação do CPF.

O cadastramento foi reforçado neste ano para permitir o monitoramento do crescimento das árvores e o mapeamento da cobertura verde em médio e longo prazo. Todas as mudas utilizadas nos programas vêm do Viveiro Municipal, que atualmente possui cerca de 6 mil espécies nativas.