No último sábado (8), uma turma de 20 famílias, entre crianças e jovens com deficiência (PCD), assistidas pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, participou da sessão de cinema inclusivo do Sesc Guarulhos, que apresentou a animação “A Viagem de Ernesto e Celine”. A sessão especial, que contou com recursos de acessibilidade como audiodescrição, tradução em Libras e legendas, é fruto de parceria entre a pasta e o Sesc Guarulhos.
Para a subsecretária Mayara Maia, proporcionar experiências culturais acessíveis é parte fundamental da inclusão. Ela reforça que quando uma criança com deficiência pode ir ao cinema, compreender a história através da audiodescrição, das legendas ou da Libras, ela não está apenas assistindo a um filme, está vivenciando o direito de participar plenamente da sociedade. A gestora também enalteceu a parceria com o Sesc Guarulhos, que reforça o compromisso da administração municipal em garantir que a arte, o lazer e a cultura também sejam espaços de pertencimento e diversidade.
Sobre o filme
A película, de origem francesa, narra a jornada de dois personagens por um país no qual a música foi proibida. Eles se juntam a novos amigos com a missão de devolver a alegria e as canções ao local. A história é baseada em populares livros infantis franceses e aborda temas como amizade, esperança e o poder transformador da arte.
A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão integra a Secretaria de Direitos Humanos e tem como missão garantir o